quarta-feira, 13 de abril de 2011

País Democrata


O dom da política.

Por Fernanda Naomi Iwakura

Política nada mais é do que a arte ou ciência de governar, organizar, administrar nações ou Estados. De etimologia grega: politika.
Se para entendermos qual a função de cada cargo político, já é complicado, imagine entender a amplitude da função como um todo.
Comecemos do princípio, o Brasil é um país democrata. Mas o que vem a ser democracia? É um regime político, onde quem tem o poder de tomar as decisões são os próprios cidadãos, por meio de seus representantes (políticos) eleitos.
Uma das mais célebres citações em termo de política é citada por Abraham Lincoln, em que ele afirma que a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo.
O que isso significa? Qual o paralelo você estabelece entre o que é democracia, a frase de Lincoln, ambas citadas acima, e a nossa dita democracia dos nossos dias atuais?
Hoje, a política pode ser definida, além daquela velha arte e ciência de governar, como o dom da retórica, o dom da fala. Nossos atuais políticos estudam semiótica, para uma melhor desenvoltura em frente aos seus eleitores, e consequentemente, conquistarem seus votos.
A forma como eles falam, postura, a impostação da voz, terminações das palavras etc, exercem efeitos sobre as pessoas (eleitores) que estão ouvindo. Causando, quando bem empenhados, uma ótima primeira impressão.
Encontramos então, mais um ponto a ser refletido. Se o político possui o dom da fala, até que ponto podemos confiar cegamente no que estão nos dizendo?
Exemplos de farsas, mentiras, entre outros casos bem mais desagradáveis, como desvio de dinheiro, abuso de poder não nos faltam. Basta abrir o jornal que logo algum escândalo, que envolve um ou mais de nossos representantes, salta aos nossos olhos.
Como mudar toda essa nossa realidade política (vergonhosa) atual?
Como foi acima citado, o governo é do povo, pelo povo e para o povo. Teimo em reafirmar, pois temos o poder em nossas mãos. O voto.
Leia, se informe, pesquise. Descubra a fundo o passado e presente de seu futuro candidato. Se insatisfeito com todos eles, anule seu voto. Demonstre sua indignação perante aos seus futuros representantes. Não vote em apenas mais um “futuro milionário”, pois ele receberá este título as nossas custas.
“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam” – Arnold Toynbee.

Um comentário:

  1. Visão singular sobre um assunto tão importante para nós cidadãos de um pais carente de clareza e visão politica...

    ResponderExcluir